domingo, 15 de fevereiro de 2009

PM de Ivaiporã recebe bafômetro


O comandante explica que antes da chegada do aparelho, o serviço de fiscalização da PM não estava sendo eficaz


'Capitão José Franscisco faz a desmonstração da utilização bafometro';

Quase oito meses depois da Lei Seca ter entrado em vigor, a 2ª Companhia (Cia) de Polícia Militar recebeu nesta semana o primeiro bafômetro. De acordo com o comandante Capitão José Francisco, o instrumento vai auxiliar no cumprimento do regulamento, que restringe o consumo de bebidas alcoólicas aos motoristas. "O que representará seguramente uma redução significativa nos números de acidentes na região", argumenta.
O comandante explica que antes da chegada do aparelho, o serviço de fiscalização da PM não estava sendo eficaz. Apesar de terem sido feitos alguns flagrantes, geralmente os suspeitos de embriaguez ao volante entravam com recursos, sendo beneficiados com a absolvição por falta de prova material. "Com o etilômetro estamos aptos a fazer a notificação, não possibilitando aos infratores em ganhar os recursos", assinala.
A partir do momento que o policial desconfiar que o condutor do veículo esteja sob influência do álcool ele pedirá que o condutor efetue o teste de bafômetro. O teste não é obrigatório e o indivíduo pode se negar.
No entanto, caso o indivíduo estiver patentemente sob a influência do alcool, "trocando as pernas, com voz pastosa", será conduzido à delegacia. "Não por ter se negado a fazer o teste, mas sim por força do flagrante" expôs o comandante.
Neste caso o suspeito de embriaguez terá contra si um auto de infração e um processo administrativo onde poderá comprovar que não estava bêbado.

Nenhum comentário: