quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Céu escurece, começa a chover, e cidade entra em estado de alerta

Nesta quarta-feira, por volta das 17 horas, o céu ficou negro e começou a chover em Maringá. A ocorrência de tempestadas em outras regiões do Estado colocou a cidade e a Defesa Civil, em estado de alerta.
A expectativa é para possíveis casos de quedas de árvores e chuva de granizo.
No início da tarde, a Secretaria Nacional de Defesa Civil divulgou alerta para possíveis temporais no Paraná a partir da noite desta quarta-feira, dia primeiro de outubro.
De acordo com boletim do Instituto Tecnológico Simepar, por causa do afastamento da massa de ar frio para o oceano e a presença de uma massa de ar mais aquecido e úmido que cobre uma área que vai do Mato Grosso do Sul, Centro Sul do Paraguai e Paraná, as condições atmosféricas são favoráveis ao desenvolvimento rápido de nuvens e, consequentemente, a produção de temporais nessas regiões.
Em função dessa previsão, a diretoria de operações da Defesa Civil de Maringá recomenda que a população não se exponha ao perigo durante uma eventual tempestade.
A orientação é para que a população evite áreas de alagamentos ou com risco de deslizamento de encostas, morros e barreiras. Além disso, recomenda para evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.
Os moradores também devem manter sempre limpas as calhas, rufos, ralos e outros condutores de suas residências ou estabelecimentos comerciais para evitar obstruções na passagem da água da chuva.

Nenhum comentário: