sábado, 28 de março de 2009

Tromba d'água assusta moradores de municípios do RS

Fenômeno ocorreu em canal entre São José do Norte e Rio Grande.Depois, tempestade atingiu a região e deixou ruas alagadas.

Uma tromba d’água assustou moradores de São José do Norte e de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, na tarde de sexta-feira (27). O fenômeno ocorreu na Lagoa dos Patos e passou pelo canal que marca o limite entre os municípios. Apesar disso, o Corpo de Bombeiros não havia recebido comunicado de estragos por conta da tromba d’água. A Defesa Civil de Rio Grande também não registrou prejuízos. Segundo testemunhas, o fenômeno durou apenas alguns minutos. Em seguida, uma forte tempestade atingiu a região, com granizo e muitos raios.

Em Rio Grande, algumas ruas ficaram alagadas. Segundo os bombeiros, uma casa teve o telhado danificado pela chuva, mas o problema já foi resolvido.
Fenômeno comum
O meteorologista Estael Sias explicou que a tromba d'água é um fenômeno comum nesta época do ano, quando há troca de estações. O fenômeno é típico de regiões tropicais e, no Brasil, ocorre com certa frequência.Segundo Sias, a formação de trombas d'água é influenciada pelas variações constantes de temperatura, comuns no fim do verão e início de outono.
De acordo com o meteorologista, as trombas d'água são mais comuns nas regiões costeiras do que nas áreas oceânicas. O fenômeno se concentra em uma faixa de 100 quilômetros da costa para o mar. A explicação para isso estaria no choque de temperatura e pressões, que são maiores perto do continente.

Nenhum comentário: